Refletir biografias negras / Gerdau
Histórias que inspiram, responsabilidades que transformam o futuro.

Sobre o projeto
A equidade racial se torna realidade quando valorizamos as histórias e experiências das pessoas negras e envolvemos a branquitude em um diálogo ativo e transformador. Junto ao time de Diversidade e ao Grupo de Afinidade de Raça (GIR) da Gerdau, cocriamos uma ação para o Dia da Consciência Negra, que promoveu a conscientização, o empoderamento e a responsabilidade coletiva na construção de um ambiente de trabalho antirracista.
Desafio
O desafio era duplo: fortalecer as identidades negras dentro da Gerdau e criar um espaço onde a branquitude pudesse refletir sobre seu papel na promoção da equidade racial. Precisávamos de uma abordagem sensível e profunda que tocasse colaboradores de todos os níveis, promovendo uma reflexão verdadeira e uma responsabilidade ativa.
Caminho
O que o seu reflexo diz?
Uma das principais atividades foi uma instalação que incentivava as pessoas a refletirem sobre suas próprias biografias raciais. Cartazes interativos foram distribuídos nas Unidades, com mensagens provocativas que incentivavam o diálogo interno e coletivo. O espelho no final da instalação representava um convite para a autorreflexão sobre privilégio branco, negritude e ancestralidade.
Tecendo histórias
Realizamos atividades interativas onde colaboradores podiam compartilhar suas experiências e histórias relacionadas à equidade racial. Essa troca foi incentivada tanto nas Unidades quanto virtualmente, criando uma rede de apoio e conscientização.
Conteúdos reflexivos
A campanha foi inspirada em estudiosos como Lia Vainer Schucman e Alessandra Devulsky, além de figuras negras icônicas como Elza Soares, reforçando a necessidade de olhar para a ancestralidade como fonte de empoderamento e a importância do envolvimento ativo da branquitude no combate ao racismo.
Alguns resultados
Autorreflexão e responsabilidade
A experiência de contarmos uma história através de uma exposição e reflexão no espelho e na mente proporcionaram curiosidade e engajamento das pessoas.
Reflexão e prática
As atividades promoveram uma reflexão pessoal e coletiva, despertando uma nova compreensão sobre o racismo e a importância da ação antirracista.
Promoção de programa afirmativo
Tivemos a oportunidade promover o Program Potências Gerdau, com a história das pessoas participantes do primeiro ciclo.
Vamos refletir juntos sobre um futuro antirracista em sua empresa?