Começar nunca é fácil, mas é sempre transformador!
- Muda Disso
- 25 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de out. de 2022
Abrir o diálogo sobre Diversidade dentro de uma organização é como adicionar uma nova lente sobre as relações, o ambiente e a cultura construída até então dentro da empresa.
Esse assunto não é fácil de começar, não é fácil de manter e não tem um ponto final, porém a colheita desse processo é muito rica!
Podemos falar sobre muitos artigos e pesquisas que fundamentam os ganhos que a organização pode ter ao iniciar essa transformação como: atração de novos talentos, aumento do potencial criativo e inovador juntamente com 30% a mais de lucro. Entretanto, o desenvolvimento humano que essas empresas incitam ultrapassam os números.
Executar práticas que mudam os comportamentos e produzam seres humanos mais preparades para lidar com a diferença e com as realidades sociais que os cercam é acionar nesses sujeitos seus mecanismos de empatia, suas capacidades de enxergar melhorias sociais para todes construindo assim cidadães inclusives.
E tudo isso não ocorre de forma isolada ou unilateral, todes que entram nesse diálogo aumentam sue repertório. O canal, que é aberto a partir desse processo de transformação, só aumenta com o tempo!

Então, se você pensou “Tá, é agora que eu levo esse assunto para a pauta de segunda-feira” temos algumas dicas:
Entenda com quem conversar: você vai sentir quem está preparade para se aliar a você nessa jornada. Conte com essu aliade para iniciar o diálogo dentro da empresa em que você trabalha.
Diálogo empático: como falamos esse assunto não é fácil, isso vai ser uma jornada dolorida para muites. Comece devagar, introduza o assunto com cuidado e empatia, pois um diálogo é formado quando todes estão compartilhando do conhecimento e não impondo suas visões aos outres.
Promova a mudança: inicie essa transformação a partir de algum lugar. Se conversou com sue líder/gestor e essa pessoa topou, comece por aí sugerindo alguma movimentação ou chame ajuda para colocar algo em prática (começar por uma estruturação ajudará a ver os passos a seguir). Se a movimentação vem de sues colegues de trabalho direto, pense em como iniciar esse tema com elus (um bom começo é estudar sobre as temáticas de diversidade em conjunto), logo esse movimento irá chegar a mais pessoas!
Bom, se esse assunto o tocou e você chegou até aqui com estrelas nos olhos, é porque você é Muda Disso!
Comentários